Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 19º

Líbia eleva produção de petróleo para 685 mil barris diários

A Líbia elevou a produção de petróleo para 685 mil barris diários, o dobro de há seis meses e um terço do que produzia em 2011, antes da revolta que acabou com a ditadura de Muammar Khadafi.

Líbia eleva produção de petróleo para 685 mil barris diários
Notícias ao Minuto

00:05 - 02/01/17 por Lusa

Mundo NOC

O porta-voz da companhia nacional líbia de petróleo (NOC, na sigla em inglês) disse que este aumento está relacionado com a recente abertura dos oleodutos procedentes das jazidas de El Feel e Sahrara, situados no sudoeste do país.

Sahrara, que produzia cerca de 340 mil barris antes de 2011 e que é explorada pela espanhola Repsol, retomou parte da sua atividade nas duas últimas semanas, mas apenas há informação fidedigna sobre El Feel, que produzia perto de 90 mil.

A Líbia, que devido à situação de instabilidade ficou à margem do sistema de quotas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), é um Estado falido, vítima do caos e da guerra civil, depois da queda do regime de Khadafi, em 2011.

Cinco anos depois, dois governos, um em Tripoli (capital, oeste) e outro em Tobruk -- o único legalmente reconhecido pela comunidade internacional -- lutam por controlar o poder e os recursos petrolíferos, com ajuda de dezenas de milícias que trocam frequentemente de lado.

Desta situação, beneficiaram grupos extremistas, como o ramo líbio do Estado Islâmico, Boko Haram, ou a organização da Al-Qaeda no Magrebe Islâmico, que penetrou e alargou a sua influência no país.

Em meados de setembro, tropas fiéis ao parlamento de Tobruk arrebataram os portos de Sidrá e Ras Lauf a uma milícia aliada ao chamado governo de unidade nacional, instalado em Tripoli e apoiado pelas Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório