Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Fugiu aos 13 anos e fez do mundo a sua casa

Espanhol é a segunda pessoa mais viajada do mundo segundo o site The Best Travelled.

Fugiu aos 13 anos e fez do mundo a sua casa
Notícias ao Minuto

13:50 - 12/12/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Viajar

Aos 62 anos, o catalão Jorge Sanchez é um caso curioso: é o segundo no ranking do site The Best Travelled. Chegou ali após ter viajado nos 193 países reconhecidos pelas Nações Unidas.

Oriundo de Barcelona, Sanchez falou com a BBC sobre o seu percurso. E é um curioso: afinal de contas, este viajante não começou em ‘berço de ouro’ nem teve grandes facilidades durante boa parte dos anos.

“Saí de casa aos 13 e apanhei um barco de Barcelona para Maiorca. Na altura em que cheguei às Ilhas Canárias tinha 14 anos”, recorda.

As suas viagens ao longo dos anos levaram-no a dormir debaixo de pontes na Índia ou em cabines telefónicas na China. Até numa morgue no Liechtenstein. Chegou, inclusive, a ser preso no Afeganistão após o terem confundido com um espião.

“Assim que tive o meu passaporte, aos 18 anos, andei à boleia na Europa”. Passou por 11 países, arranjando trabalho pelo caminho. Voltou dois anos depois a Espanha para fazer a tropa: o serviço militar era obrigatório durante o regime de Franco.

“Uma vez dormi numa árvore em Florianopolis, no estado brasileiro de Santa Catarina, por medo de bandidos e porque não tinha dinheiro para uma pensão”, conta.

Sobre viajar, defende que cada um deve fazer o seu caminho. Mas não tem dúvidas: “a pior coisa é passar a vida inteira a fazer algo pelo qual não se tem paixão”. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório