Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

"É tempo de sarar as feridas. Vou ser o Presidente de todos"

Este é o primeiro discurso de Donald Trump, esta madrugada eleito o 45º. presidente dos Estados Unidos da América.

"É tempo de sarar as feridas. Vou ser o Presidente de todos"
Notícias ao Minuto

07:50 - 09/11/16 por Carolina Rico

Mundo Donald Trump

Donald Trump discursou no Hotel Hilton, em Nova Iorque, e começou por dizer que Hillary Clinton lhe ligou a dar os parabéns, agradecendo também a "luta" que a democrata lhe deu ao longo da campanha.

"Hillary trabalhou muito arduamente e ao longo de muito tempo e devemos-lhe uma grande dose de gratidão", disse.

"É tempo de a América sarar as feridas da divisão [...] Vou ser o presidente de todos os americanos. Isto é muito importante para mim".

Trump deixou uma mensagem para os opositores: "Para aqueles que optaram por não me apoiar no passado, e havia alguns, estou a estender a mão à vossa orientação e ajuda para que possamos trabalhar juntos e unificar nosso grande país".

"Vai ser uma coisa linda, vamos reconstruir o sonho americano. Os homens e mulheres esquecidos da América não mais serão esquecidos".

"Vamos reconstruir as infraestruturas e dar trabalhos a milhares, vamos tomar conta dos nossos veteranos", prometeu o novo presidente. "Vamos duplicar o crescimento e ter a economia mais forte do mundo".

Vamos ter boas relações com todas as nações que queiram dar-se bem connosco", acrescentou, assegurando que vai "pôr os interesses da América em primeiro lugar", mas "lidar com justiça com todos os povos e países". "Vamos procurar os pontos comuns e não a hostilidade, a parceria e não o conflito", reforçou.

"Nenhum sonho é demasiado grande" para os EUA, "a América não se contentará com nada menos do que o melhor".

Donald Trump aproveitou o seu primeiro discurso também para agradecer à sua família e equipa de campanha. "Isto foi duro, muito duro", sublinhou.

O candidato republicano contrariou todas as previsões e sondagens e venceu as eleições norte-americanas.

"A campanha acabou, mas o nosso trabalho ainda agora começou. Vamos começar a trabalhar imediatamente pelos americanos", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório