Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Tony Blair defende luta contra Brexit sem excluir novo referendo

O antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair pediu hoje aos defensores da permanência na UE para lutar contra o Brexit, a saída do Reino Unido do bloco comunitário, sem excluir um novo referendo.

Tony Blair defende luta contra Brexit sem excluir novo referendo
Notícias ao Minuto

12:28 - 28/10/16 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Não há motivo para excluir qualquer opção", declarou Blair à cadeia BBC Rádio 4, a propósito de um artigo hoje publicado no jornal pró-europeu New European, no qual apela para a mobilização dos britânicos que se opõem à saída da UE.

Durante a entrevista à BBC, Blair avisou que as negociações com Bruxelas "vão ser muito duras", já que Londres não vai estar a negociar com um grupo de empresários a quem interessa, talvez, que o Reino Unido permaneça no mercado único, mas "com os líderes políticos da UE e seus parlamentos".

"Digo que devemos manter as nossas opções em aberto", defendeu Blair, no poder entre 1997 e 2007, e que ultimamamente indicou que podia regressar à primeira linha política.

A vontade dos britânicos deve ser respeitada - 51,9 por cento a favor da saída da UE -, mas essa vontade "pode mudar à medida que há mais informação disponível e os factos substituem reivindicações", advertiu o antigo líder trabalhista no artigo publicado no New European, fundado em julho passado.

"Talvez não mude e, nesse caso, as pessoas como eu terão que aceitar. Mas temos, sem dúvida, o direito a tentar convencer e apresentar o argumento, e a não ser obrigados a apoiar uma decisão que acreditamos sinceramente será uma catástrofe para o país que amamos", escreveu.

Na opinião de Blair é preciso acreditar "no sentido inato das pessoas de estarem abertas a argumentos melhores à luz dos factos".

"Temos que reconhecer que nós somos agora os rebeldes. Temos de construir a estrutura para a mobilização e organização", considerou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório