Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Daesh terá executado 232 pessoas na zona de Mossul esta semana

Os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico executaram pelo menos 232 pessoas esta semana na zona de Mossul, norte do Iraque, à medida que as tropas iraquianas se aproximam da cidade, acusou hoje uma porta-voz da ONU em Genebra.

Daesh terá executado 232 pessoas na zona de Mossul esta semana
Notícias ao Minuto

12:21 - 28/10/16 por Lusa

Mundo ONU

Informações recebidas pela ONU referem a "execução a tiro, na quarta-feira" 26 de outubro de 232 pessoas, disse à imprensa uma porta-voz do Alto Comissariado dos Direitos Humanos, Ravina Shamdasani.

Entre as vítimas, precisou, estão "190 antigos agentes das forças de segurança iraquianas".

As informações "foram corroboradas na medida do possível", acrescentou, sublinhando que o número de execuções pode ser superior.

A porta-voz deu por outro lado conta de informações segundo as quais o Estado Islâmico está a forçar as populações das zonas em volta de Mossul a juntarem-se na cidade, para servirem de escudos humanos na batalha por Mossul, bastião do grupo extremista no Iraque que o exército, apoiado por uma coligação internacional, quer tomar.

O grupo "forçou dezenas de milhares de pessoas a abandonarem as suas casas nalguns distritos em volta de Mossul", disse a porta-voz.

Os civis que recusam obedecer às ordens dos 'jihadistas'"são executados no momento", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório