Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

"Esqueleto com pele". Tentar banir magreza extrema do YouTube

A Youtuber Eugenia Cooney é um fenómeno que alguns querem banir, por uma questão de exemplo.

Notícias ao Minuto

08:44 - 26/10/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Eugenia Cooney

Foi há cerca de três anos que tudo começou. A adolescente norte-americana Eugenia Cooney partilhou o seu primeiro vídeo no YouTube, um onde falava de roupas de que gostava.

Para muito gente o fenómeno pode ser estranho mas na era da Internet são muitas as celebridades que ganharam destaque em nome próprio, partilhando vídeos no YouTube. É o caso de Eugenia Cooney. Mas o que distingue esta jovem?

Três anos e muitos vídeos depois, Eugenia tem mais de 800 mil seguidores e vários vídeos que atingiram milhões de visualizações. Agora, corre uma petição no site Change.org para a “banir temporariamente” do YouTube.

Em causa está a óbvia extrema magreza da rapariga, que já terá confessado em vídeos o seu desejo de ser “um esqueleto com pele”, como destaca o El Pais. A jovem terá cerca de 27 quilos. Embora prefira falar de videojogos, pokémons, roupas e maquilhagens, destacando-se o seu estilo emo, Eugenia assegura que está bem de saúde. E, no entanto, a extrema magreza é notória ao ponto de mais de 10 mil pessoas já terem assinado a petição para a banir.

E o que leva estas pessoas a chamar a atenção para o caso? Na petição defende-se que Eugenia Cooney sofre de um problema de saúde e “precisa de ajuda”. “Ela não melhorou desde o primeiro dia em que começou no YouTube e está a ficar mais doente a cada dia”.

Eugenia, que vai relatando algumas partes da sua vida, era já extremamente magra quando começou. Mas “desde que saiu de casa da mãe recentemente, está a ficar cada vez mais magra” e a preocupação é que, de forma inadvertida, esteja a influenciar milhares de jovens, passando a ideia de que ter menos de 30 quilos é um peso normal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório