Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Rebeldes sírios tomam a simbólica cidade sunita de Dabiq

Os rebeldes sírios conseguiram hoje uma vitória sobre o Estado Islâmico, ao tomar - com apoio da aviação turca - a simbólica cidade de Dabiq, mencionada em profecias apocalípticas sunitas.

Rebeldes sírios tomam a simbólica cidade sunita de Dabiq
Notícias ao Minuto

18:43 - 16/10/16 por Lusa

Mundo Conflito

As forças rebeldes sírias, apoiadas pela Turquia, tomaram não só Dabiq como várias localidades nas proximidades. O Estado Islâmico tem vindo a perder ao longo do ano várias regiões não só na Síria como no Iraque.

A notícia da mais recente derrota do EI surge no dia em que Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se deslocou a Londres para reuniões com os aliados europeus, uma iniciativa diplomática que visa pôr um fim ao conflito sírio.

A guerra na Síria começou em 2011 e já fez mais de 300 mil mortos.

O Observatório Sírio para os Direitos do Homem, os meios de comunicação estatais da Turquia e uma das fações rebeldes anunciaram que as forças da oposição tomaram a cidade com apoio da aviação e artilharia turcas.

A cidade de Dabiq, na província de Aleppo (norte da Síria), é uma posição com baixo valor estratégico. No entanto, tem uma importância ideológica crucial para o Estado Islâmico e para os seus seguidores por causa de uma profecia sunita que fala que Dabiq será no fim dos tempos Dabiq será o palco de uma batalha entre Cristãos e Muçulmanos.

O Observatório Sírio para os Direitos do Homem informou que os rebeldes "capturaram Dabiq depois de as forças do EI terem retirado da área".

Já a fação rebelde União Fastaqim, que participou nos confrontos apoiada pelas forças turcas, adiantou que Dabiq caiu "após intensos combates".

A agência oficial turca Anatolia também deu conta que os rebeldes capturaram Dabiq, mas que agora estariam a desarmar e retirar engenhos explosivos deixados pelos combatentes do EI em retirada.

O Estado Islâmico desvalorizou esta semana a provável perda de Dabiq, com uma referência velada à profecia sunita.

"Estas batalhas de toca e foge em Dabiq e nos seus arredores - a pequena batalha de Dabiq - vai acabar no grande épico de Dabiq", disse o grupo num panfleto publicado 'online' na quinta-feira.

O EI, que em meados de 2014 tomou vários territórios da Síria e do Iraque, declarando-os um "Califado Islâmico", tem sofrido derrota atrás de derrota este ano, preparando-se agora para uma ofensiva contra o seu principal reduto no Iraque: Mosul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório