Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Esta conta de Twitter 'vasculha' voos de todos os ditadores

Através do GVA Dictador, jornalista suíço acompanha todos voos de ditadores de e para Genebra. O objetivo é 'por a nu' um mundo envolto em "muito secretismo".

Esta conta de Twitter 'vasculha' voos de todos os ditadores
Notícias ao Minuto

19:06 - 14/10/16 por Notícias ao Minuto

Mundo Aviação

A ideia de rastrear os ditadores que entram e saem o país partiu de um jornalista suíço, François Pilet. Para isso, criou uma conta no Twitter (chamada GVA Dictator Alert), um 'bot' que acompanha as viagens ligadas a personalidades de regimes considerados autoritários, fazendo um mapeamento das partidas e chegadas a Genebra. As imagens e informações desses voos vão sendo partilhadas na página da conta. 

Explica o site The Verge que o objetivo da conta é acrescentar alguma "transparência" a um mundo envolto em "muito secretismo". Desde a sua criação, a GVA Dictator Alert já registou mais de 60 voos (entre chegadas e partidas) e está, neste momento, a acompanhar 80 aviões de governos repressivos e autoritários.

Pilet reconhece que alguns dos ditadores que 'acompanha' possam estar a viajar para Genebra por motivos legítimos e legais e que o seu trabalho pode não permitir fazer qualquer ligação automática a situações como lavagem de dinheiro e fuga aos impostos, no entanto podem servir para outros jornalistas sustentarem as suas investigações.

"Cada vez que vemos um voo da Guiné Equatorial, por exemplo, devemos pensar sobre isso", afirmou Piley esta semana. "Porque é que vem até aqui? Estará a vir por razões diplomáticas porque este país [Suíça] tem muitos debates políticos? Ou estará aqui só para esconder dinheiro que roubaram às pessoas?", interroga-se o jornalista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório