Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Chefe da oposição na Zâmbia continua a recusar reeleição do presidente

O chefe da oposição zambiana Hakainde Hichilema prometeu hoje continuar a contestar a reeleição do presidente Edgar Lungu, que qualifica de "ditador", durante o seu julgamento por "incitação à insurreição" prevista para a próxima semana.

Chefe da oposição na Zâmbia continua a recusar reeleição do presidente
Notícias ao Minuto

16:04 - 10/10/16 por Lusa

Mundo Hakainde Hichilema

"Não vos reconheço como o presidente eleito e os documentos para contestar esta eleição estão perante a justiça", declarou o presidente do Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND, na sigla em inglês) dirigindo-se ao rival.

"Lungu é um presidente ilegítimo e não tenho medo de ser detido por ter dito isto", adiantou aos jornalistas.

Hakainde Hichilema foi acusado na quinta-feira de incitação à insurreição e de organização de uma concentração ilegal, tendo sido libertado sob caução depois de ter passado uma noite na prisão.

O opositor tinha tentado visitar, sem autorização, membros do seu partido detidos na região mineira do centro do país.

"Nunca vi tanta brutalidade. O tecido social do nosso país está dilacerado. Como todos os ditadores, Lungu reduz os meios de comunicação social ao silêncio (...) vai ser pior que os ditadores que conhecem", insistiu Hichilema.

Lungu respondeu no domingo por antecipação ao seu rival, declarando não precisar "de ser reconhecido pelo UPND".

"Fui reconhecido pelos zambianos e pelo mundo inteiro, qual é o problema?", adiantou o chefe do Estado.

Edgar Lungu foi eleito à primeira volta a 11 de agosto, com mais 100.000 votos que Hakainde Hichilema, que tentou pela quinta vez conquistar a presidência.

O Tribunal Constitucional da Zâmbia indeferiu a 05 de setembro o pedido de anulação dos resultados eleitorais apresentado por Hichilema e Lungu tomou posse a 13 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório