Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Costa norte-americana evacuada à chegada de furacão Matthew

A Florida deverá ser atingida nas próximas horas por um dos furacões mais forte de que há memória no estado norte-americano, o Matthew, que ameaça as cidades costeiras com forte ondulação, chuvas torrenciais e ventos de 200 quilómetros por hora.

Costa norte-americana evacuada à chegada de furacão Matthew
Notícias ao Minuto

06:24 - 07/10/16 por Lusa

Mundo Florida

Ao longo do dia deve atingir a costa de 965 quilómetros, de Boca Raton, na Florida, até Charleston, na Carolina do Norte, levando água do mar e chuvas fortes para o interior.

Depois de ter matado mais de 300 pessoas no Haiti, espera-se que o furacão de categoria 4 chegue aos Estados Unidos da América hoje de manhã. As autoridades emitiram ordens de evacuação para zonas que abrangem pelo menos três milhões de residentes. No caminho do furacão estão cidades de maior dimensão como Jacksonville (Florida) e Savannah (Georgia).

Poucos furacões com esta intensidade tocaram terra na Florida e nenhum desde 1898 ameaçou avançar até ao norte por zonas densamente populadas até ao estado da Georgia.

A cidade de Daytona Beach impôs um recolher obrigatório que vai durar até à madrugada de sábado e o Presidente Barack Obama declarou estado de emergência na Florida, Georgia e Carolina do Sul, prometendo ajuda federal.

Com a chegada das primeiras chuvas e rajadas de vento à beira-mar, mais de 90 mil casas e empresas na Florida ficaram sem eletricidade.

O Matthew já passou pelo Haiti, Jamaica, Cuba, República Dominicana e Bahamas.

"Esta tempestade é monstruosa. Quero que toda a gente sobreviva a isto. Podemos reconstruir casas. Podemos reconstruir empresas. Mas não podemos reconstruir vida", disse o governador da Florida, Rick Scott.

Entretanto, o Matthew desceu de grau de intensidade de quatro para três (numa escala máxima de cinco).

O Matthew desceu para categoria três e deve manter-se assim durante a aproximação à costa, esperando-se algum enfraquecimento nas próximas 48 horas.

O olho do furacão, "extremamente perigoso", move-se já para a Florida e espera-se que chegue à Georgia e à Carolina do Sul no sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório