Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nicolás Maduro quer aprovar por decreto orçamento para o próximo ano

O Presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou hoje que pretende avaliar soluções jurídicas para aprovar o Orçamento de Estado de 2017 sem passar pelo Parlamento.

Nicolás Maduro quer aprovar por decreto orçamento para o próximo ano
Notícias ao Minuto

20:55 - 03/10/16 por Lusa

Mundo Venezuela

O chefe de Estado vai pedir esclarecimentos ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Venezuela e ver quais "as vias mais expeditas" para viabilizar o orçamento.

A consulta tem lugar porque uma sentença recente do STJ declara que a Assembleia Nacional (parlamento), onde a oposição detém a maioria, está "em desacato".

"Necessito que [o orçamento] seja aprovado e que nada o detenha posso decretar a sua aprovação pela via do decreto de Emergência Económica (que vigora desde janeiro no país), mas necessito uma opinião e uma decisão firme, clara e constitucional do mais alto tribunal, para não cometer nem um só erro", disse durante um discurso televisivo.

Segundo a Constituição da Venezuela, artigos 162 e 168, compete à Assembleia Nacional "sancionar a Lei de Orçamento de Estado" e "debater e aprovar o orçamento nacional e todo o projeto de lei concernente ao regime tributário e ao crédito público".

A 1 de agosto último o STJ declarou que o parlamento estava em "desacato das decisões judiciais emanadas" daquele organismo por ter juramentado, a 28 de julho, dois deputados cuja proclamação havia sido suspensa por alegadas irregularidades durante a campanha eleitoral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório