Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Papa quer acelerar beatificação de padre morto por jihadistas

O papa Francisco pretende acelerar o processo de beatificação do padre Jacques Hamel, morto por dois jovens 'jihadistas' em julho, no noroeste de França, revelaram hoje fontes do Vaticano.

Papa quer acelerar beatificação de padre morto por jihadistas
Notícias ao Minuto

18:45 - 02/10/16 por Lusa

Mundo Jacques Hamel

Trata-se de uma rara exceção das regras do Vaticano, que exigem um intervalo de cinco anos entre a morte e a abertura do processo de beatificação.

O anúncio foi feito à margem da deslocação do papa à Geórgia e ao Azerbaijão, numa altura em que a igreja de Saint-Étienne-du-Rouvray, perto de Rouen, reabriu as portas, dois meses depois do atentado que custou a vida do padre de 85 anos que celebrava a missa.

Nos seus últimos anos, João Paulo II permitiu a abertura antecipada do processo de beatificação de Madre Teresa de Calcutá, que havia morrido em 1997.

No caso do padre Hamel, o provável reconhecimento como mártir dispensará a necessidade de lhe ser atribuído um milagre para acelerar o processo de beatificação.

Numa missa em meados de setembro no Vaticano em memória do padre Hamel, o papa Francisco não deixou dúvidas sobre a intenção de aprovar o processo de beatificação daquela vítima do 'jihadismo'.

O papa Francisco referiu-se, então, ao padre Hamel com um "mártir", a quem todos devem a "fraternidade, a paz e a coragem de dizer que `matar em nome de Deus é satânico".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório