Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Turquia: Irmão do pregador muçulmano Fethullah Gulen detido

A polícia turca deteve um irmão do pregador muçulmano Fethullah Gulen, acusado pela Turquia de ter instigado o fracassado golpe em julho e que vive exilado nos Estados Unidos, anunciou hoje a agência noticiosa pró-governamental Anadolu.

Turquia: Irmão do pregador muçulmano Fethullah Gulen detido
Notícias ao Minuto

14:46 - 02/10/16 por Lusa

Mundo Autoridades

Acusado de ser "membro de uma organização armada terrorista", Kutbettin Gulen foi detido em Izmir (província turca conhecida pelas praias do mar Egeu) em casa de um familiar e colocado sob custódia policial, acrescentou a mesma agência.

É o primeiro irmão de Fethullah Gulen a ser detido após a tentativa de golpe de 15 de julho deste ano.

Segundo artigos antigos dos 'media' turcos, Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos desde 1999, tem cinco irmãos: Seyfullah e Hasbi -- que já morreram -, Mesih, Salih e Kutbettin. Também tem duas irmãs, Nurhayat e Fazilet.

A Turquia acusa o dissidente Fethullah Gulen, antigo aliado do Presidente da Turquia, e o movimento por ele fundado, o Hizmet, de ter orquestrado e realizado o golpe falhado, que terminou com 270 mortos, 34 deles golpistas, e vários milhares de feridos.

Na sequência da tentativa de golpe militar, o Governo de Ancara declarou o estado de emergência e desencadeou uma purga em diversos organismos estatais e setores da sociedade turca, incluindo nas áreas da justiça, educação, defesa e comunicação social, para localizar os alegados seguidores de Fethullah Gulen.

Desde o início deste processo sem precedentes, 32 mil pessoas foram detidas na Turquia. Para não sobrecarregar o sistema prisional, o Governo de Ancara decidiu libertar 38 mil presos condenados.

A Turquia já pediu por diversas ocasiões a extradição de Fethullah Gulen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório