Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Hungria referenda hoje quotas europeias para acolher refugiados

A Hungria realiza hoje um referendo sobre o sistema europeu de recolocação de refugiados, com o Governo do populista de Viktor Órban ativamente envolvido numa campanha de desafio à União Europeia e repúdio aos refugiados.

Hungria referenda hoje quotas europeias para acolher refugiados
Notícias ao Minuto

06:35 - 02/10/16 por Lusa

Mundo União Europeia

Segundo as sondagens, a maioria dos 8,3 milhões de eleitores deve responder "não" à pergunta "A Europa deve ditar a instalação obrigatória de cidadãos não-húngaros na Hungria mesmo sem acordo da Assembleia Nacional?".

Para que o resultado seja válido, a taxa de participação tem de atingir os 50% mais um, o que não parece assegurado, com apenas 42% de eleitores a dizerem-se certos de que irão votar.

A campanha do Governo, considerada "tóxica" pela Amnistia Internacional, assentou em mensagens alertando para "o perigo" que representam "milhões de refugiados" desejosos de ir para a Hungria e associando diretamente refugiados e terrorismo islâmico.

A oposição socialista pediu um boicote, argumentando que "uma pergunta estúpida" só pode ter "uma resposta estúpida", e a formação de protesto satírica "Partido do Cão com Duas Caudas" pediu aos eleitores para votarem "sim", mas também "não", e fazerem "um desenho bonito" no boletim, invalidando o voto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório