Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

China terá a maior estação de comboios de alta velocidade do mundo

A China vai construir junto a uma das mais conhecidas secções da Grande Muralha a maior estação de comboios de alta velocidade do mundo, com 36.000 metros quadrados, informou hoje o jornal oficial China Daily.

China terá a maior estação de comboios de alta velocidade do mundo
Notícias ao Minuto

08:40 - 30/09/16 por Lusa

Mundo Construção

Segundo Chen Bin, diretor do projeto, a estação que será construída em Badaling, a cerca de 50 quilómetros de Pequim, e onde fica a secção mais visitada da Grande Muralha, vai ter uma superfície equivalente a cinco campos de futebol.

A estação, construída 102 metros abaixo da superfície, será também a mais profunda do mundo, escreve o China Daily.

Além de facilitar o acesso a um dos monumentos mais emblemáticos da China, a estação fará parte da linha de alta velocidade que vai ligar Pequim a Zhangjiakou, tendo em vista os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

As provas de gelo vão realizar-se na capital chinesa, enquanto Zhangjiaou acolherá a competição de esqui de fundo.

Segundo o China Daily, a construção da estação de Badaling vai requerer o uso de técnicas avançadas, de forma a evitar que as obras danifiquem a Grande Muralha, monumento classificado como Património Mundial pela UNESCO (o organismo das Nações Unidas para a Educação e Cultura).

A rede chinesa de alta velocidade ferroviária atingiu este ano os 19.000 quilómetros - mais do que todos os outros países juntos.

A primeira linha - um troço de 120 quilómetros entre Pequim e Tianjin - começou a funcionar em 2008, quando a capital chinesa organizou os Jogos Olímpicos.

O Governo chinês prevê que, em menos de dez anos, a rede de alta velocidade do país atinja os 38.000 quilómetros - quase o equivalente à circunferência da Terra, medida pela linha do Equador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório