Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco pessoas detidas suspeitas de criarem unidade do ISIS na Europa

Os cinco suspeitos foram presos pelas autoridades espanholas, alemãs e belgas esta quarta-feira.

Cinco pessoas detidas suspeitas de criarem unidade do ISIS na Europa
Notícias ao Minuto

15:13 - 28/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Jorge Diaz

Numa operação conjunta, as autoridades belgas, alemãs e espanholas prenderam cinco pessoas, suspeitas de estarem a formar “uma ativa e perigosa” célula do Estado Islâmico, confirmou o ministro do Interior espanhol esta quarta-feira e noticiado pela Reuters.

Quatro destas pessoas eram de nacionalidade espanhola e uma marroquina, acrescentou o governante. Dois dos suspeitos foram detidos em Barcelona, outro em Melila, outro em Bruxelas e um dos detidos em Wuppertal, na Alemanha.

Através do Facebook, estas quatro pessoas usavam uma página do Facebook chamada ‘Islam em Español’, que tinha mais de 32 mil seguidores. Aqui, o objetivo era fazer propaganda ao Estado Islâmico e passar a mensagem do grupo (principalmente aos mais jovens) via esta rede social.

Os detidos são acusados de planear ataques, radicalização, promover o islamismo e funcionar como uma ponte do ISIS na Europa.

Saliente-se que, desde que Espanha subiu o seu nível de alerta em 2015 para quatro (numa escala em que o máximo é 5), as autoridades já prenderam 143 militantes, dos quais 113 estavam neste país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório