Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Papa transmite mensagem de paz em visita à Géorgia e Azerbaijão

O Papa Francisco visita, no final da semana, a Geórgia e o Azerbaijão para rezar pela paz e a reconciliação na região, numa deslocação de caráter ecuménico e inter-religioso.

Papa transmite mensagem de paz em visita à Géorgia e Azerbaijão
Notícias ao Minuto

08:21 - 28/09/16 por Lusa

Mundo Sumo Pontífice

A Geórgia, onde cerca de 85% da população é ortodoxa, é um dos mais antigos países cristãos do mundo e recebe Jorge Bergoglio na sexta-feira à tarde, em Tbilissi, primeira etapa da 16.ª viagem internacional do pontificado.

Na capital georgiana, o Papa vai manter um encontro com o chefe de Estado, Guiorgui Margvelachvili, e depois com o 'catholicos' e patriarca ortodoxo de toda a Geórgia, Ilia II.

Um dos momentos mais importantes vai ser o encontro privado com a comunidade assíria-caldeia, uma das três comunidades católicas presentes na Geórgia, com as comunidades latina e arménia.

Esta Igreja do Oriente está sobretudo implantada no Médio Oriente (Iraque, Síria e Líbano), sendo esperados em Tbilissi peregrinos sírios e iraquianos.

As primeiras migrações assírias-caldeias datam do século XVII, mas muitos chegaram no início do século XX, em fuga da Primeira Guerra Mundial e das perseguições do império Otomano.

Esta pequena comunidade continua a usar o aramaico e o Papa dirá algumas palavras na língua falada por Jesus Cristo, durante uma oração pela paz na Síria, na igreja de São Simão.

Esta visita é um "sinal da proximidade" de Francisco para as comunidades cristãs sírias e iraquianas, disse, na apresentação da viagem na segunda-feira, o porta-voz do Vaticano, Greg Burke.

Esta é "claramente uma viagem de paz, o Papa vai levar uma mensagem de reconciliação a toda a região", sublinhou.

O porta-voz do Vaticano não adiantou qual pode ser a mensagem de paz do Papa no Azerbaijão, onde é esperado no domingo.

No final de junho, logo após a viagem à Arménia, Francisco pediu aos países do Cáucaso Sul "tenacidade e passos contínuos" para solucionar os seus conflitos.

Há décadas que a Arménia disputa com o vizinho Azerbaijão a região separatista de Nagorno-Karabakh, cuja população é maioritariamente arménia. O enclave foi palco de intensos combates em abril.

A visita de dez horas ao Azerbaijão, onde os católicos são apenas algumas centenas, começa com uma missa, seguindo-se um almoço com a comunidade salesiana e um encontro com as autoridades azeris.

Francisco participa, em seguida, num encontro inter-religioso na mesquita Heydar Aliev, presidido pelo xeque dos muçulmanos do Cáucaso.

O Papa regressa no domingo, pelas 21:00 em Lisboa, ao Vaticano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório