Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Detidos suspeitos de ligações ao Daesh em Espanha, Alemanha e Bélgica

As polícias de Espanha, Alemanha e Bélgica detiveram cinco suspeitos de formarem uma célula do grupo terrorista Estado Islâmico, anunciaram hoje as autoridades espanholas.

Detidos suspeitos de ligações ao Daesh em Espanha, Alemanha e Bélgica
Notícias ao Minuto

06:22 - 28/09/16 por Lusa

Mundo Polícia

Em Espanha forma detidas três pessoas (duas em Barcelona e uma em Melilla), na Alemanha uma (em Wuppertal) e na Bélgica outra, em Bruxelas, revelou o Ministério do Interior de Espanha.

Os cinco detidos "formavam uma célula com uma estrutura perfeitamente organizada que, seguindo as orientações da organização terrorista DAESH [Estado Islâmico], atuava através de diferentes canais da Internet", segundo a mesma fonte.

As autoridades espanholas dizem que uma página no Facebook administrada pelos detidos na Bélgica e na Alemanha contava com mais de 32.500 seguidores e "as suas publicações, maioritariamente em espanhol, com o pretexto de divulgar conteúdo religioso intercalava mensagens e comentários de carater radical" e de apoio ao Estado Islâmico.

Segundos a investigação policial, o grupo tentava "incitar à realização de atentados terroristas" e de pôr em prática "de forma consciente a tática de guerra conhecida como terror informativo"-

O grupo dedicava-se ainda a localizar e escolher "elementos radicais para proceder ao seu adequado doutrinamento e captação como colaboradores", a dar contactos aos angariados como futuros combatentes do Estado Islâmico, de forma a faze-los chegar a territórios controlados pela organização terrorista, e a servir como aparelho de propaganda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório