Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Síria: Kerry refere-se a "pequenos avanços" após encontro com Lavrov

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, referiu-se hoje a "pequenos avanços" sobre a crise na Síria após novo encontro em Nova Iorque com o seu homólogo russo Serguei Lavrov, um dia após um novo fracasso da diplomacia mundial.

Síria: Kerry refere-se a "pequenos avanços" após encontro com Lavrov
Notícias ao Minuto

20:14 - 23/09/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Encontrei-me com o ministro [russo] dos Negócios Estrangeiros, trocámos ideias e fizemos pequenos avanços", declarou Kerry à margem da Assembleia geral da ONU, monopolizada em 2016 pelo prosseguimento da guerra na Síria e a ausência de uma solução diplomática por parte das potências mundiais e regionais.

Em simultâneo, na tribuna da ONU, Lavrov considerava "essencial" preservar o acordo que assinou a 9 de setembro com Kerry em Genebra para impor um cessar-fogo na Síria durante sete dias, mas que foi quebrado na segunda-feira.

Desde então, o conflito foi retomado e com redobrada violência.

"Examinámos certas ideias comuns de uma forma construtiva, ponto", limitou-se a acrescentar o chefe da diplomacia de Washington, cujas relações com Lavrov se agravaram esta semana na ONU, na sequência das profundas divergências entre os dois países sobre a Síria.

Os bairros rebeldes de Aleppo foram hoje de novo intensamente flagelados pela aviação síria e do seu aliado russo, prelúdio a uma operação terrestre de envergadura sobre esta zona da cidade onde se concentram 250.000 habitantes.

Na quinta-feira, o Grupo internacional de apoio à Síria (GISS), que agrupa cerca de 20 países e organizações internacionais sob os auspícios dos Estados Unidos e Rússia, foi incapaz de relançar a frágil trégua que colapsou na segunda-feira.

Kerry não se referiu explicitamente a um fracasso, mas não escondeu o seu pessimismo sobre o prosseguimento do processo diplomático.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório