Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Membros de tríades detidos por ameaças de morte a deputado eleito

Seis homens, incluindo alegados membros de tríades, foram hoje detidos em Hong Kong, no âmbito de um caso de ameaças de morte contra o deputado eleito com o maior número de votos, informa a imprensa local.

Membros de tríades detidos por ameaças de morte a deputado eleito
Notícias ao Minuto

10:23 - 21/09/16 por Lusa

Mundo Hong Kong

Eddie Chu Hoi-dick, de 38 anos, foi um dos seis 'localists' -- que pedem uma maior autonomia em relação à China ou mesmo a independência -- eleitos a 04 de setembro para o Conselho Legislativo de Hong Kong.

O também ecologista passou a ser designado pela imprensa de Hong Kong como o rei dos votos ('king of votes') depois de ter obtido mais de 84.000 votos.

Eddie Chu Hoi-Dick centrou a sua campanha sob o pressuposto da equidade do uso das terras nas zonas rurais de Hong Kong e dias depois da votação fez queixa à polícia por ameaças de mortes recebidas antes e depois das eleições, afirmando recear pela sua segurança e da família.

O deputado eleito e a família passaram então a estar sob proteção policial 24 horas.

A polícia de Hong Kong disse à AFP que seis homens foram detidos por "intimidação" relacionada com as ameaças de morte contra Eddie Chu Hoi-Dick, mas não deu mais informações.

O South China Morning Post e a Rádio e Televisão Pública de Hong Kong disseram que alegados membros de tríades estavam entre os detidos hoje, citando uma fonte policial não identificada.

Além de Eddie Chu Hoi-Dick, foram eleitos outros cinco 'localists', incluindo um dos líderes do novo partido político Demosisto, Nathan Law, de 23 anos, e um dos rostos do 'Movimento dos Guarda Chuvas' de 2014, que conquistou mais de 50 mil votos, tornando-se o membro mas jovem do parlamento de Hong Kong.

Os outros quatro 'localists' eleitos foram o ativista e académico Cheng Chung-tai, 32 anos, do grupo Civic Passion, a professora universitária Lau Siu-lai, de 40 anos, e dois membros do grupo Youngspiration: Yau Wai-ching, de 25 anos, e Sixtus 'Baggio' Leung, de 30 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório