Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Pelo menos 19 mortos em cheias e deslizamentos de terras na Indonésia

Dezanove pessoas morreram em inundações e deslizamentos de terras na Indonésia, com operações de busca a decorrer para encontrar outras três pessoas desaparecidas na ilha de Java, informam fontes oficiais.

Pelo menos 19 mortos em cheias e deslizamentos de terras na Indonésia
Notícias ao Minuto

07:01 - 21/09/16 por Lusa

Mundo Ilha

A região mais fortemente atingida foi a ilha de Java, onde chuvas torrenciais geraram inundações em Garut.

"Os relatórios oficiais (de Garut) indicam que 16 pessoas morreram e oito estão desaparecidas", disse o porta-voz da agência de desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

Entre os mortos está um bebé de oito meses e quatro outras crianças com menos de dez anos, indicou Sutopo, citando um relatório da agência local.

Mais de mil pessoas tiveram de deixar as suas casas naquela zona e estão a ser colocadas em abrigos temporários.

Noutras zonas de Java Ocidental o número de mortos devido a deslizamentos de terras, em Sumedang, subiu para três, com uma pessoa ainda desaparecida, que se acredita estar soterrada em lama e pedra.

Os deslizamentos de terras causaram outros dois feridos e destruíram uma mesquita, acrescentou Sutopo.

As cheias de deslizamentos de terras são comuns na Indonésia, um arquipélago tropical propenso a desastres naturais e chuvas torrenciais.

Em junho, cerca de 50 pessoas morreram quando fortes chuvas empurraram torrentes de água, lama e pedra para vilas em Java Central, uma província densamente populada na principal ilha indonésia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório