Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Primeiros barcos robot vão navegar nos canais de Amesterdão em 2017

O Instituto de Amesterdão para Soluções Metropolitanas Avançadas anunciou hoje que, no próximo ano, vão começar os testes nos canais da capital holandesa dos protótipos dos primeiros barcos robô, que navegam sem capitão.

Primeiros barcos robot vão navegar nos canais de Amesterdão em 2017
Notícias ao Minuto

22:13 - 19/09/16 por Lusa

Mundo Protótipo

"Imaginem uma frota de barcos autónomos para o transporte de bens e pessoas", declarou o professor do Instituto Tecnológico de Massachusetts, Carlos Ratti, citado num comunicado do centro de investigação.

A instituição norte-americana irá financiar 20 dos 25 milhões de euros que constituem o orçamento do projeto.

Para o investigador, este projeto abre caminho a infraestruturas flutuantes temporais e dinâmicas "que podem ser montadas e desmontadas em questão de horas".

O diretor do Instituto de Amesterdão, Arjan van Timmeren, declarou que estas embarcações "oferecem enormes possibilidades" e podem ter aplicação em questões do meio ambiente e sanitárias, como detetar doenças com maior antecendência.

No projeto trabalharam conjuntamente investigadores do Instituto de Amesterdão para Soluções Metropolitanas Anvançadas, o Instituto Tecnológico de Massachusetts, a Universidade Tecnológica de Delft e a Universidade de Wageningen, estas duas últimas situadas na Holanda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório