Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Barack Obama apela aos americanos para que "não sucumbam ao medo"

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apelou hoje aos norte-americanos para que "não sucumbam ao medo" na sequência dos ataques à bomba no fim-de-semana em Nova Iorque e Nova Jérsia, prometendo "fazer justiça".

Barack Obama apela aos americanos para que "não sucumbam ao medo"
Notícias ao Minuto

17:27 - 19/09/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Os responsáveis pelos ataques "tentam matar inocentes, mas eles tentam suscitar o medo (...) e mudar a maneira como vivemos para minar os nossos valores", declarou Obama em Nova Iorque, onde se encontra para participar na Assembleia-Geral das Nações Unidas.

"Por isso, mesmo que devamos estar vigilantes e agressivos - para impedir estes atos violentos sem razão e também para garantir que encontramos os responsáveis e os trazemos à justiça - todos temos um papel a desempenhar enquanto cidadãos, que é o de nos certificarmos que não sucumbimos ao medo", realçou o presidente norte-americano.

Obama salientou que não há "de momento, qualquer ligação" entre os atentados à bomba em Nova Iorque e Nova Jérsia - cujo suspeito, um cidadão norte-americano naturalizado de origem afegã, foi detido - e o ataque com arma branca no sábado no estado de Minnesota (norte), que resultou na morte do autor e foi reivindicado pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico.

"De momento, não vemos qualquer ligação entre este incidente e o que aconteceu aqui em Nova Iorque e Nova Jérsia", disse o presidente norte-americano.

"Os jihadistas continuam a perder terreno no Iraque e na Síria", reafirmou o presidente, recordando que hoje vai encontrar-se com o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, à margem da Assembleia-Geral da ONU, para discutir formas de "apoiar este impulso".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório