Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Bulgária pede ajuda "imediata" para reforçar fronteira com a Turquia

O primeiro-ministro búlgaro Boiko Borissov pediu hoje à União Europeia (UE) que conceda "imediatamente" ao seu país uma ajuda financeira de 160 milhões de euros para reforçar a segurança da fronteira com a Turquia, sob pressão migratória.

Bulgária pede ajuda  "imediata" para reforçar fronteira com a Turquia
Notícias ao Minuto

16:22 - 14/09/16 por Lusa

Mundo Boiko Borissov

"Exijo mais que palavras de solidariedade. Na cimeira (europeia informal) de Bratislava [que se inicia na sexta-feira] insistirei para que sejam imediatamente concedidos 160 milhões de euros para a proteção" da fronteira exterior da UE, declarou Borissov no decurso de uma visita à fronteira búlgaro-turca, acompanhado pelo seu homólogo húngaro Viktor Orban.

Uma contribuição europeia parece desde já garantida, após o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ter anunciado na quarta-feira "o envio a partir do mês de outubro de pelo menos 200 guardas-fronteiras e 50 veículos suplementares para as fronteiras exteriores da Bulgária".

A Bulgária tem-se referido a um aumento do número de requerentes de asilo bloqueados no seu território desde o reforço das condições de passagem na fronteira servo-húngara em julho. Cerca de 13.000 migrantes foram registados desde o início de 2016 na Bulgária, e o seu número duplicou em agosto face a junho e julho, referem as autoridades ao sublinharem que os campos estão saturados.

Viktor Orban, que se opõe ao acolhimento de refugiados no seu país, censurou a UE pela "amável ingenuidade da sua política migratória". No domingo, tinha rotulado de "niilistas" diversos dirigentes europeus.

À semelhança das medidas aplicadas pela Hungria nas fronteiras com a Sérvia e Croácia, a Bulgária equipou a sua fronteira com a Turquia com uma vedação de arame farpado que deverá em breve abranger a maioria dos 259 quilómetros comuns aos dois países.

Os primeiros-ministros húngaro e búlgaro reúnem-se na sexta-feira em Bratislava com os dirigentes dos restantes Estados-membros da União, já sem a presença do Reino Unido, para discutir no decurso da cimeira o futuro do projeto europeu após o Brexit.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório