Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Impasse nas eleições croatas

O Partido Social Democrata (SPD) elegeu 57 ou 58 deputados nas legislativas antecipadas que decorreram hoje na Croácia e a conservadora União Democrática Croata (HDZ) obteve 57 dos 151 lugares do Parlamento, indicam sondagens à boca das urnas.

Impasse nas eleições croatas
Notícias ao Minuto

21:13 - 11/09/16 por Lusa

Mundo Sondagens

No terceiro lugar, com 11 lugares, ficou a formação centrista Most, apontam as sondagens divulgadas pela televisão pública.

O movimento Most, próximo da Igreja Católica, que após as eleições de novembro passado formou com a HDZ um governo que durou apenas seis meses, deverá ser de novo um ator essencial na formação de um novo executivo.

Os resultados oficiais devem ser conhecidos ainda durante a noite.

A confirmar-se este impasse, as negociações para a formação do novo governo podem arrastar-se, mas poderá ser mais fácil para os conservadores reunirem os apoios necessários.

O escrutínio foi convocado após o colapso em 16 de junho do governo de coligação dirigido por uma fação radical de direita da conservadora HDZ, que não sobreviveu a um voto de desconfiança parlamentar.

O anterior governo, liderado por Tihomir Oreskovic, manteve-se escassos meses no poder, minado por disputas internas e conflitos de interesses que enfraqueceram a HDZ e implicaram a demissão do líder conservador e então vice-primeiro-ministro, Tomislav Karamarko.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório