Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 28º

Detido sexto suspeito de assassínio de líder indígena e ambiental

As forças de segurança das Honduras detiveram hoje um homem, no ocidente do país, pela sua alegada participação no assassinato da líder indígena Berta Cáceres, em março último.

Detido sexto suspeito de assassínio de líder indígena e ambiental
Notícias ao Minuto

22:44 - 08/09/16 por Lusa

Mundo Honduras

Este é o sexto detido relacionado com este crime, disse à imprensa o porta-voz do Ministério Público, Carlos Morazán.

Elvin Rápalo Orellana, de 21 anos, foi detido por efetivos da Agência Técnica de Investigação Criminal (ATIC) no município de Zacapa, no departamento ocidental de Santa Bárbara.

Berta Cáceres, coordenador do Conselho Cívico das Organizações Populares e Indígenas das Honduras (COPINH) foi assassinada a tiro na madrugada de 03 de março, por desconhecidos que entraram na sua casa na localidade de La Esperanza.

Investigações da ATIC identificam Rápalo Orellana como "coautor" do assassinato de Cáceres e autor do disparo contra o mexicano Gustavo Castro, um ativista oriundo de Chiapas que estava junto a Cáceres quando esta foi assassinada.

Castro tinha viajado para as Honduras para participar em conferências sobre ambiente e na noite do crime tinha ficado em casa de Cáceres, segundo familiares desta.

Pelo crime já estão detidos Douglas Bustillo, Mariano Díaz Chávez, major do Exército hondurenho, Edilson Duarte, capitão reformado, e Sergio Rodríguez, empregado da hidroelétrica Água Zarca, que a empresa Desarrollos Energéticos (DESA) pretende construir no ocidente do país, o que tinha a oposição da ativista assassinada.

Também está detido Emerson Duarte, irmão gémeo de Edilson, a quem as autoridades apreenderam um revólver calibre 38, com que Cáceres foi assassinada.

Berta Cáceres gozava de medidas de proteção da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, depois de ter denunciado ameaças da DESA por ter encabeçado manifestações contra a construção de uma barragem desta empresa no rio Gualcarque, nas comunidades indígenas lencas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório