Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Síria: 100 mil fugiram dos combates na província de Hama numa semana

Cerca de 100 mil pessoas fugiram na última semana dos combates entre os rebeldes e as forças do regime de Bashar al-Assad na província de Hama, no centro da Síria, informou hoje a ONU.

Síria: 100 mil fugiram dos combates na província de Hama numa semana
Notícias ao Minuto

16:58 - 07/09/16 por Lusa

Mundo Conflito

"Entre 28 de agosto e 5 de setembro, os combates conduziram ao deslocamento de 20.000 famílias, ou seja, cerca de 100.000 pessoas das regiões rurais do norte da província de Hama para localidades vizinhas ou para a cidade de Hama", capital da província, indicou o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU num relatório.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, no final de agosto, fações rebeldes e o grupo 'jihadista' Jound al-Aqsa lançaram uma ofensiva surpresa na província de Hama, amplamente controlada pelo regime, ocupando uma série de localidades, nomeadamente no norte da região.

O objetivo principal é recuperar o aeroporto de Hama, utilizado pelos helicópteros que bombardeiam os inimigos do regime em diversas frentes. A ofensiva também permitiria aliviar a pressão na região de Alepo, mais a norte, ao obrigar as forças do regime a dispersarem-se.

O conflito na Síria, iniciado em 2011 após a repressão de manifestações pacíficas contra o regime, já causou mais de 290.000 mortos e obrigou milhões a abandonarem as suas casas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório