Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Marrocos assegura "medidas de segurança" para Cimeira sobre o clima

O ministro do Interior marroquino, Charki Draiss, assegurou hoje que o seu Governo tomou "todas as medidas de segurança" para a 22.ª Conferencia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que se realiza em novembro, em Marraquexe.

Marrocos assegura "medidas de segurança" para Cimeira sobre o clima
Notícias ao Minuto

12:52 - 07/09/16 por Lusa

Mundo Nações Unidas

"Todas as medidas, todos os cenários, todos os desafios estão a ser encarados pelas autoridades marroquinas em perfeita coordenação do Ministério do Interior. Vamos assegurar uma cobertura total da cidade de Marraquexe, numa operação que envolve seguranças privados e forças especializadas preparadas especialmente para essa missão", disse, durante um encontro com jornalistas africanos que visitam o país.

Num balanço das ações antiterroristas ocorridas nos últimos tempos em Marrocos, o diretor do Centro de Investigação Judiciária (BCIJ, na sigla em francês), Abdelhak El Khayam, explicou que desde 2013 já foram detidas 1.973 pessoas e abortadas 335 tentativas de atentado, entre as quais 39 com explosivos, 137 planos de assassínios e 10 ataques com bombas.

Marrocos acolhe de 07 a 18 de novembro próximo mais de 20 mil participantes e delegados à 22.ª Conferencia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ter lugar na cidade de Marraquexe, e não pretende que a imagem de segurança do país saia beliscada.

"Restaurantes, hotéis, ruas e pontes vão ser passados a pente fino, todos os circuitos estarão a ser vigiados, a responsabilidade pelas delegações a partir do aeroporto até a chegada aos hotéis em Marraquexe estão todos assegurados, determinados e identificados", assegurou o ministro.

O ministro referiu que Marrocos já tem experiência em organizar grandes eventos, mas não descartou a possibilidade de ocorrem incidentes.

"Efetivamente tomámos todas as precauções internas. Penso que Marrocos está suficientemente preparado para garantir o desenrolar normal a nível de segurança da COP22. Os serviços de segurança marroquinos estão em condições de fazer face a qualquer projeto de terrorismo, mas isso não quer dizer que existe o risco zero do terrorismo durante a COP22", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório