Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo alemão reforça orçamento para segurança interna e Defesa

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, anunciou hoje um importante aumento dos orçamentos para a segurança interna e externa nos próximos anos, um mês e meio após os primeiros ataques 'jihadistas' no país.

Governo alemão reforça orçamento para segurança interna e Defesa
Notícias ao Minuto

14:35 - 06/09/16 por Lusa

Mundo Wolfgang Schäuble

Schäuble anunciou as medidas no seu discurso inicial durante a primeira revisão no Bundestag (parlamento) do projeto de orçamento do Governo federal para 2017, ao argumentar que quer as ameaças quer a necessidade de prevenção são cada vez maiores num contexto internacional incerto.

"Por isso continuamos a reforçar os meios para a segurança interna e externa. É uma importante prioridade", assinalou o ministro, ao considerar que a Alemanha e a Europa "estão confrontadas com uma mudança" e que as "preocupações são cada vez maiores".

O responsável pelas Finanças precisou que o orçamento para a Defesa será reforçado em 1.700 mil milhões de euros em 2017 e atingirá os 10.000 milhões de euros em 2020, segundo o plano financeiro a médio prazo e que também foi apresentado.

Schäuble reconheceu que as missões militares internacionais "nem sempre têm tido êxito" mas considerou que no mundo atual "também não é possível passar sem nenhuma intervenção".

Em termos de Defesa, adiantou que vai ser analisada uma progressiva integração das forças armadas alemãs no interior da União Europeia.

O político conservador indicou que o plano financeiro contempla um aumento das despesas em segurança interna de 2.200 milhões de euros para 2020.

"Não houve nem haverá uma política de poupança em segurança interna", assegurou, numa resposta às críticas de diversas forças da oposição.

No final de julho a Alemanha registou os dois primeiros ataques 'jihadistas' no seu território, em Ansbach e Würzburg, e que provocaram ferimentos em cerca de 20 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório