Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Partido dos Trabalhadores do Curdistão matou 19 pessoas na Turquia

Militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) mataram na sexta-feira e hoje 18 soldados turcos e um vigilante em confrontos no leste e no sudeste da Turquia, noticiou a agência noticiosa pró-governamental Anadolu.

Partido dos Trabalhadores do Curdistão matou 19 pessoas na Turquia
Notícias ao Minuto

19:27 - 03/09/16 por Lusa

Mundo Imprensa

Cinco soldados turcos foram mortos hoje numa operação contra rebeldes curdos na província de Hakkari, no sudeste do país, indicou a agência.

Outros 20 soldados ficaram feridos, três dos quais com gravidade, em combates perto da fronteira com o Iraque, precisou.

Hoje de manhã, três soldados turcos foram mortos durante uma operação levada a cabo contra o PKK em Cukurca, na mesma província, segundo a mesma fonte.

Mais oito soldados turcos foram mortos na sexta-feira em confrontos com rebeldes turcos na província oriental de Van, indicou o gabinete do governador dessa província que faz fronteira com o Irão, citado pela Anadolu.

Oito soldados ficaram também feridos na mesma operação lançada contra "a organização separatista terrorista", nome que a Turquia dá ao PKK.

Na sexta-feira à noite, dois soldados e o vigilante de uma aldeia foram mortos numa barricada em Mardin, no sudeste do país, um ataque igualmente atribuído ao PKK, segundo a agência noticiosa turca.

O vigilante pertencia a um grupo de habitantes que está a ajudar as forças turcas a combater o PKK. Outros três guardas ficaram feridos.

Treze combatentes do PKK foram mortos pela aviação militar turca nas montanhas de Tendurek, na província de Van, disse o gabinete do governador. De acordo com a Anadolu, prosseguem as ofensivas aéreas no local.

Desde o fim do cessar-fogo, em julho, mais de 600 elementos das forças de segurança turcas foram mortos pelo PKK, segundo a Anadolu, uma contagem impossível de verificar.

Desde que o PKK iniciou a sua luta armada, em 1984, mais de 40.000 pessoas foram mortas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório