Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cabo Verde: Candidato espera apoio partidário até campanha começar

Praia, 02 set (Lusa) - O candidato às eleições presidenciais de 02 de outubro em Cabo Verde Albertino Graça disse hoje que espera contar com apoio partidário até ao início da campanha eleitoral, que acontece em meados deste mês.

Cabo Verde: Candidato espera apoio partidário até campanha começar
Notícias ao Minuto

22:22 - 02/09/16 por Lusa

Mundo Presidenciais

"Neste momento não temos nenhum apoio partidário expresso, mas acho que até iniciarmos a campanha eleitoral poderemos ter algum apoio partidário", disse o candidato.

Albertino Graça, que falava à imprensa antes de um encontro com os associados da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS), não avançou, no entanto, de que partido espera ter apoio nesta que é a primeira vez que entra numa corrida presidencial.

Mas a 03 de agosto, quando foi formulada a candidatura, o mandatário José Graça, que é irmão de Albertino Graça, disse que Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, maior partido da oposição) manifestou "alguma simpatia" pela candidatura de Albertino Graça, reitor da Universidade do Mindelo.

Abordado dois dias depois pela agência Lusa, a presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, disse que o partido iria falar "oportunamente" sobre as presidenciais, o que não aconteceu até agora.

As eleições presidenciais em Cabo Verde não vão contar com qualquer candidato oficial da área do PAICV 20 anos depois, nesta que é a segunda vez na história do país que tal acontece, depois da primeira em 1996.

Albertino Graça, licenciado em engenharia mecânica pela Universidade de Coimbra, disse que o objetivo é ganhar as presidenciais, mas avançou que outros objetivos serão fixados em função dos apoios - político, financeiro e humano - que conseguir mobilizar.

Quanto ao encontro com a CCISS exatamente a um mês da eleição, Albertino Graça salientou que se tratando de uma candidatura independente e de cidadania é importante conversar com empresários e organizações que têm um papel importante no desenvolvimento do país.

E sublinhou que é o primeiro candidato presidencial em Cabo Verde que conhece, colabora e convive bem com o setor empresarial, sendo conhecido como um "empreendedor na academia".

Neste período de pré-campanha, Graça, 56 anos e natural de São Vicente, disse que já visitou vários concelhos do país e que neste momento está a criar as bases da candidatura e a montar a estruturas que irão suportar a campanha eleitoral.

E sobre a campanha, que arranca em meados do mês, disse que vai ser animada e baseada no debate de ideias e de projetos.

"Será uma campanha animada, não haverá razões para ofensas, para ninguém fugir às perguntas. Somos pessoas formadas e com capacidade para o diálogo e acredito que será uma campanha de alto nível e que os cabo-verdianos vão ficar profundamente esclarecidos e poderão dar o seu voto em que entender ser o melhor candidato", afirmou.

Além de Albertino Graça, concorrem às presidenciais de 02 de outubro Jorge Carlos Fonseca, que se candidata a um segundo mandato, e Joaquim Monteiro, que concorre pela segunda vez.

Enquanto Jorge Carlos Fonseca conta novamente com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD, partido no poder), Joaquim Monteiro protagoniza candidatura independente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório