Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Barack Obama e Erdogan vão reunir-se domingo na China

Os Estados Unidos anunciaram hoje um encontro domingo na China entre os presidentes norte-americano, Barack Obama, e turco, Recep Tayyip Erdogan, quando Ancara continua a sua ofensiva na Síria contra os turcos e o grupo extremista Estado Islâmico.

Barack Obama e Erdogan vão reunir-se domingo na China
Notícias ao Minuto

22:52 - 29/08/16 por Lusa

Mundo Encontro

O encontro, à margem da cimeira do G20, será o primeiro entre os dois chefes de Estado, depois da tentativa falhada de golpe de Estado a 15 de julho na Turquia, que provocou tensões entre os dois países.

Ancara exigiu a extradição do clérigo Fethullah Gulen, exilado dos Estados Unidos e acusado pelas autoridades turcas de estar envolvido na tentativa de golpe de Estado.

A tensão foi agravada com a operação "Escudo Eufrates", lançada quarta-feira por Ancara contra os combatentes curdos e o grupo extremista Estado Islâmico na Síria.

A Turquia, que vive um conflito com os curdos no seu país, quer evitar que os questão na Síria formem um limite contínuo na sua fronteira com a Síria.

Os Estados Unidos já consideraram "inaceitável" o ataque da Turquia aos curdos na Síria, que são apoiados pelos norte-americanos.

"Afirmamos que aqueles confrontos são inaceitáveis e despertam a nossa profunda preocupação", referiu, em comunicado, o Pentágono.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório