Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Venezuela expulsou deputados equatorianos que se reuniram com oposição

A Venezuela deteve e expulsou hoje uma delegação de deputados e autarcas equatorianos que viajaram quinta-feira a Caracas, para "promover a democracia na região", tendo mantido encontros com opositores do Governo do Presidente Nicolás Maduro.

Venezuela expulsou deputados equatorianos que se reuniram com oposição
Notícias ao Minuto

22:01 - 26/08/16 por Lusa

Mundo Nicolás Maduro

A detenção e expulsão foram confirmadas aos jornalistas pelo vice-presidente da Assembleia Nacional (parlamento) da Venezuela, Enrique Márquez, e por Mitzy de Ledezma, mulher do presidente da Câmara Metropolitana de Caracas, António Ledezma, que se encontra atualmente detido e acusado de vários delitos, entre os quais o de rebelião.

Foram expulsos a candidata presidencial equatoriana Cynthia Viteri, o ex-autarca Carlos Falquez, o deputado (opositor) Henry Cucalon, a autarca de Guayaquil, Susana González e o secretário de administração pública municipal de Guayaquil, Vicente Taiano.

A expulsão teve lugar depois de a delegação tentar visitar o líder opositor do partido venezuelano Vontade Popular, Leopoldo López, atualmente preso no cárcere militar de Ramo Verde (sul de Caracas).

A detenção foi efetuada por funcionários do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin, serviços secretos), que pediram os passaportes dos visitantes e lhes ordenaram que entrassem em viaturas de serviço nas quais foram transportados ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía (norte de Caracas).

Fontes não oficiais dão conta que os membros da delegação equatoriana foram despojados dos seus telemóveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório