Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Trump suaviza discurso sobre ilegais e diz que vai apresentar um plano

Donald Trump suavizou hoje o seu discurso sobre os milhões de ilegais que vivem nos Estados Unidos e antecipou que esta semana apresentará um plano para solucionar a sua situação migratória, segundo líderes hispanos com quem se reuniu.

Trump suaviza discurso sobre ilegais e diz que vai apresentar um plano
Notícias ao Minuto

23:41 - 21/08/16 por Lusa

Mundo Eleições

Vários elementos do recém-criado Conselho Nacional Hispânico de Assessoramento, que se reuniram hoje em Nova Iorque com o candidato republicano à Casa Branca, indicaram à imprensa local que o magnata lhes pediu ideias para ultrapassar o problema dos 11 milhões de indocumentados que se estima que vivam naquele país.

As mesmas fontes adiantaram que o candidato republicano, conhecido pelo ataque feroz aos imigrantes ilegais no Estados Unidos e que classificou de violadores e narcotraficantes os que chegam do México, apresentará na quinta-feira, no Colorado, detalhes sobre o seu projeto.

"Acredito que quinta-feira vamos ter um plano do qual cada latino, republicano ou democrata se possa sentir orgulhoso, por ser uma forma muito realista e bondosa de resolver o problema", afirmou, à NBC News, Jacob Monty, um advogado de imigração que preside à Aliança Judaico-Latina, que participou no encontro.

Com esta reunião com este conjunto de líderes empresariais, civis e religiosos, o magnata pretende relançar a sua debilitada posição nas sondagens junto desta comunidade.

Várias sondagens nacionais situam Trump a 60 pontos abaixo de Clinton na intenção de votos entre os hispanos, com um peso crescente nos Estados Unidos, pelo que o seu apoio é determinante para vencer em estados-chave nas eleições do próximo mês de dezembro.

Alguns participantes no encontro assinalaram que o empresário -- que fez das suas propostas de levantar um muro na fronteira com o México e deportar todos os ilegais alguns dos pontos fortes da sua campanha -- mostrou-se recetivo às suas ideias sobre a imigração.

Entretanto, a nova chefe da campanha de Trump, Kellyanne Conway, afirmou hoje que os planos de deportação massiva de milhões de ilegais, propostos pelo candidato, "estão por determinar" e serão desenvolvidos "nas próximas semanas".

Questionada sobre o conteúdo do plano, Kellyanne Conway limitou-se a resumir as intenções do magnata: "Assegurar que se aplique a lei, que sejamos respeitadores com os norte-americanos que estão à procura de empregos bem remunerados e que sejamos justos e humanos com aqueles que vivem connosco".

Sem adiantar mais detalhes, Kellyanne Conway disse apenas que Trump será mais preciso nas próximas semanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório