Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Grupo rebelde do Delta ameaça declarar independência da Nigéria

Os rebeldes Vingadores do Delta do Níger ameaçaram hoje declarar a independência daquela região rica em petróleo da Nigéria a 1 de outubro, acusando o líder nigeriano, Muhammadu Buhari, de má gestão e de dividir o país.

Grupo rebelde do Delta ameaça declarar independência da Nigéria
Notícias ao Minuto

23:09 - 18/08/16 por Lusa

Mundo Níger

"O Governo tem sido injusto para os nigerianos com políticas erradas que dividiram o país e, portanto, ninguém quer fazer parte daquele Estado falhado, nem o Delta do Níger", explicou, em comunicado, o novo grupo armado com tendências separatistas.

A região do Delta do Níger concentra os recursos de petróleo e gás da Nigéria. A petrolífera estatal nigeriana NNPC e as petrolíferas Shell, Chevron, Exxon e Eni têm instalações petrolíferas naquela região.

O grupo Vingadores do Delta do Níger tem feito explodir várias instalações de petróleo na região e prometeu continuar até às suas exigências serem ouvidas.

Tal como outros grupos rebeldes da região, os Vingadores do Delta do Níger exigem uma melhor redistribuição das receitas de petróleo e uma maior autonomia política.

Segundo dados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), divulgados há alguns dias, a produção diária de barris de petróleo na Nigéria desceu 21,5% em relação a janeiro (1,5 milhões em agosto) devido aos grupos rebeldes na região do Delta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório