Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 28º

Pelo menos três mortos e 100 feridos em segundo atentado na Turquia

Pelo menos três pessoas morreram hoje e uma centena ficou ferida quando um veículo armadilhado explodiu junto a uma esquadra da polícia em Elazig, no leste da Turquia, noticiou o jornal Hurriyet.

Pelo menos três mortos e 100 feridos em segundo atentado na Turquia
Notícias ao Minuto

10:48 - 18/08/16 por Lusa

Mundo Van

Algumas horas antes, três pessoas foram mortas num ataque semelhante na província de Van, no sudeste do país.

De acordo com as primeiras informações, um veículo armadilhado explodiu, cerca das 06:20 TMG (07:20 em Lisboa), num estacionamento próximo da esquadra de Elazig, um edifício de quatro andares a seis quilómetros de distância do centro da cidade.

O edifício ficou praticamente destruído e uma enorme coluna de fogo era visível a grande distância. A cadeia NTV informou que os vidros de lojas, situadas a cerca de dois quilómetros de distância, ficaram completamente estilhaçados.

Os primeiros dados das autoridades locais indicam que três agentes morreram na explosão e uma centena de pessoas ficou ferida, dez das quais em estado grave.

As autoridades atribuíram este ataque ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda, que nos últimos meses tem perpetrado vários atentados com veículos armadilhados contra esquadras no sudeste da Turquia.

Antes da meia-noite, um ataque idêntico contra um quartel da polícia na província de Van, na fronteira com o Irão, causou três mortos, dois dos quais civis.

As forças de segurança são alvo de ataques quase diários do PKK, depois do fim do cessar-fogo unilateral, na sequência do fracasso das negociações de paz com o governo turco, em julho de 2015.

Perto de 600 polícias e soldados morreram em atentados desde então.

O PKK, considerado uma organização terrorista pela Turquia, União Europeia e Estados Unidos, trava desde 1984 uma luta armada por maior autonomia para os mais de 12 milhões de curdos que vivem no país e independência para as regiões curdas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório