Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Human Rights Watch duvida de fecho de detenção de imigrantes

A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) disse hoje ter dúvidas sobre o anúncio da Austrália do encerramento do centro para imigrantes que mantém na ilha papuana de Manus.

Human Rights Watch duvida de fecho de detenção de imigrantes
Notícias ao Minuto

06:45 - 18/08/16 por Lusa

Mundo Austrália

A Austrália e a Papua Nova Guiné anunciaram na terça-feira o encerramento das instalações para o processamento de imigrantes indocumentados no território papuano aberto por Camberra em 2012.

Não obstante, os dois países não apresentaram uma data para o encerramento das atividades do centro, nem explicaram o que vai acontecer às 800 pessoas atualmente detidas no local.

O ministro da Imigração da Austrália, Peter Dutton, disse que os requerentes de asilo não serão, em nenhuma situação, "realojados em território australiano", num comunicado divulgado após reunir-se em Port Moresby com o primeiro-ministro da Papua Nova Guiné, Peter O'Neill.

"Infelizmente, a falta de substância do anúncio faz com que pareça um truque político barato para evitar tomar responsabilidades pelo centro de detenção", disse a HRW em comunicado.

Em abril, o Tribunal Supremo da Papua Nova Guiné ordenou o encerramento dos centros de detenção por considerar que viola as liberdades pessoais dos requerentes de asilo no quadro da Constituição do país.

A Austrália reativou em 2012 a sua política para a tramitação em países terceiros dos pedidos de imigrantes que viajam para o país em busca de asilo e acordou a abertura de centros de detenção na Papua Nova Guiné e Nauru.

Muitos dos imigrantes que as autoridades australianas intercetam fugiram de conflitos como os de Afeganistão, Darfur, Paquistão, Somália e Síria e outros escaparam da discriminação ou da condição de apátridas, como as minorias rohinya, da Birmânia, ou bidun, da região do Golfo.

Mais de cem antigos trabalhadores nos centros de imigrantes que a Austrália mantém em Nauru e Papua Nova Guiné pediu hoje ao governo de Camberra asilo em território australiano para os detidos naqueles estabelecimentos, informou na quarta-feira a imprensa local.

Os manifestantes também assinaram uma carta na qual pedem a abertura de uma investigação parlamentar sobre os incidentes de abusos sexuais e maus tratos contra os imigrantes no centro de Nauru, publicados na semana passada pelo diário The Guardian.

O jornal referiu mais de 2.000 relatórios sobre incidentes, escritos entre 2013 e 2015 por trabalhadores do centro, revelam abusos e traumas em crianças e mulheres no recinto que a Austrália estabeleceu junto à vizinha república de Nauru.

Os documentos relatam todo o tipo de abusos, incluindo violações de mulheres e crianças e autoagressões.

Tanto as autoridades australianas como as de Nauru rejeitaram as acusações e disseram que os relatórios eram "falsos" e "fabricados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório