Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Tufão cancela voos e obriga à retirada de 1.300 pessoas no Japão

Cerca de 1.300 pessoas foram hoje retiradas no Japão, devido à passagem do tufão Chanthu, que deixou 850 casas sem eletricidade, além de obrigar ao cancelamento de dezenas de voos domésticos e a interrupções nos comboios de alta velocidade.

Tufão cancela voos e obriga à retirada de 1.300 pessoas no Japão
Notícias ao Minuto

06:43 - 17/08/16 por Lusa

Mundo Chanthu

Chanthu, o sétimo tufão da temporada no Pacífico, chegou na terça-feira ao arquipélago nipónico e deslocou-se pela costa, até atingir a região de Iwate pelas 12:00 locais (04:00 em Lisboa), segundo dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Grande parte do país asiático encontrava-se em alerta pela chuva intensa, vento forte e ondulação causados pelo tufão, que continuava hoje a avançar em direção nordeste, estando previsto que deixe hoje o arquipélago japonês.

O Chanthu gerou rajadas de vento até 126 quilómetros por hora e precipitação de 65 milímetros por hora em algumas zonas do centro do país, enquanto na ilha de Hokkaido, em menos de um dia, choveu o acumulado em todo o mês de agosto.

As autoridades da localidade de Otsuchi, em Iwate, ordenaram a retirada de 1.290 pessoas devido às inundações e deslizamentos de terras causados pelas chuvas torrenciais, segundo a estação estatal NHK.

Na localidade de Ishinomaki (região de Miyagi, vizinha de Iwate), cerca de 850 casas ficaram sem eletricidade, informou a empresa Tohoku Electric Power.

As condições meteorológicas extremas também causaram o cancelamento de duas dezenas de voos domésticos, a maioria a partir dos aeroportos do nordeste, assim como a interrupção de 18 comboios shinkansen (alta velocidade) na mesma zona.

Espera-se que a intensidade do Chanthu baixe paulatinamente nas próximas horas, quando se converter em depressão tropical e atingir o mar de Ojotsk.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório