Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Presidente moçambicano visita Estados Unidos em setembro

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, visita os Estados Unidos entre 14 e 17 de setembro, antecedendo a sua participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, avança um comunicado da principal confederação empresarial moçambicana.

Presidente moçambicano visita Estados Unidos em setembro
Notícias ao Minuto

16:58 - 16/08/16 por Lusa

Mundo Comunicado

A informação, ainda não revelada oficialmente pela Presidência moçambicana, foi divulgada pela CTA- Confederação das Associações Empresariais de Moçambique, num convite aos seus associados para integrarem a comitiva de empresários que vai acompanhar a visita de Nyusi.

Durante a deslocação do Presidente da República, segundo a CTA, está prevista a realização de dois fóruns de negócios, um a decorrer em Washington a 15 de setembro, o outro em Houston, Estado do Texas, no dia seguinte.

O fórum de Washington, organizado pela Embaixada de Moçambique e pelo Conselho Corporativo para África, será focado nos setores da agricultura, energia, infraestruturas e turismo.

Sobre o segundo não são avançadas mais informações, embora Houston seja a sede de várias multinacionais no setor petrolífero, incluindo a Anadarko, líder de um dos consórcios de exploração de gás natural na bacia do Rovuma, norte de Moçambique.

Tanto a Anadarko como a italiana ENI, líderes dos dois consórcios que descobriram uma das maiores reservas de gás natural do mundo ainda não tomaram as suas decisões finais de investimento e tem sido noticiada a possibilidade de venda parcial dos seus ativos à Exxon Mobil.

Os Estados Unidos são um dos principais doadores bilaterais de Moçambique, mas, à semelhança de outros parceiros, suspendeu parte dos seus financiamentos em resultado do escândalo das dívidas escondidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório