Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Geórgia: Partido no Governo quer ilegalização dos centristas pró-russos

O partido Sonho Georgiano, atualmente no poder na Geórgia, anunciou que irá pedir ao Tribunal Constitucional a ilegalização da formação pró-russa dos Centristas por "ações que atentam contra a soberania do país".

Geórgia: Partido no Governo quer ilegalização dos centristas pró-russos
Notícias ao Minuto

18:51 - 14/08/16 por Lusa

Mundo Sonho

"A propaganda eleitoral do recém-fundado Partido dos Centristas é um incitamento à traição, os princípios e as promessas desse partido atentam contra o Estado", disse aos jornalistas o líder do grupo parlamentar do Sonho Georgiano, Guiorgui Volski.

O dirigente parlamentar afirmou que o seu partido reunirá o número necessário de assinaturas dos deputados para levar ao Tribunal Constitucional, na próxima semana, o pedido para proibir as atividades dos Centristas.

O Partido dos Centristas, que defende o restabelecimento de relações diplomáticas com Moscovo, foi fundado em junho passado e tem previsto participar nas próximas eleições legislativas, agendadas para 08 de outubro.

O líder centrista, Vladímir Bedukadze, ex-funcionário penitenciário, gravou há quatro anos imagens de torturas realizadas nas cadeias do país, cuja difusão, nas vésperas das eleições legislativas de 2012, determinou a derrota do Movimento Nacional Unidos, que estava no governo.

Os centristas, segundo a Efe, além do restabelecimento das relações com a Rússia, defendem também a presença de bases militares na Geórgia e nas autoproclamadas Repúblicas da Abecásia e da Ossétia do Sul, e a possibilidade de os georgianos terem também cidadania russa.

A República da Geórgia cortou relações diplomáticas com a Rússia em 29 de agosto de 2008 depois do reconhecimento por Moscovo da independência da Abecásia e da Ossétia do Sul, após a derrota das tropas de Tbilissi na guerra russo-georgiana de cinco dias.

A Geórgia, no Cáucaso, tornou-se independente da ex-URSS em 09 de abril de 1991.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório