Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Forças líbias anunciam tomada de centro de comando jihadista em Syrte

As forças do Governo da União Nacional líbio (GNA) tomaram hoje controlo do centro de comando do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) na sua fortaleza de Syrte, anunciou o centro de imprensa do GNA em comunicado.

Forças líbias anunciam tomada de centro de comando jihadista em Syrte
Notícias ao Minuto

18:46 - 10/08/16 por Lusa

Mundo Governo

As forças do GNA entraram a 09 de junho em Syrte -- a 450 quilómetros a leste de Tripoli -- e tinham conseguido isolar os extremistas do EI no centro da cidade. Para as forças do governo da Líbia, os Estados Unidos efetuaram desde o início de agosto ataque aéreos contra alvos jihadistas em Syrte, a pedido do GNA.

"O centro de (conferências de) Ouagadougou está nas nossas mãos", indicou o centro de imprensa do GNA, referindo-se ao complexo que serve o centro de comandos do EI.

O hospital Ibn Sina, um estabelecimento adjacente, também foi ocupado pelas forças do GNA que também tinha tomado controlo da cidade universitária mais próxima.

Segundo o porta-voz do centro de imprensa, a libertação total de Syrte será anunciada assim que um certo número de setores da cidade, que ainda estão nas mãos dos jihadistas, for ocupado.

"Restam os bairros residenciais 01, 02 e 03 e ainda um complexo de casas perto do mar", disse Reda Issa à agência noticiosa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório