Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mais de 80 cubanos pediram a deportação voluntária da Colômbia

O Governo da Colômbia disse hoje que pelo menos 84 cubanos dos mais de 1.300 que se encontram retidos na localidade de Turbo, na fronteira com o Panamá, aderiram à deportação voluntária proposta pelo executivo.

Mais de 80 cubanos pediram a deportação voluntária da Colômbia
Notícias ao Minuto

06:43 - 04/08/16 por Lusa

Mundo Governo

A quem pede a "deportação voluntária" é dado um salvo-conduto que "lhes dá entre três e dez dias para saírem do país", afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros da Colômbia, María Ángela Holguín, em conferência de imprensa.

O diretor da Migração da Colômbia, Christian Krüger, reiterou na quarta-feira a decisão do Governo colombiano de deportar os cubanos que estão ilegais em Turbo, a quem foi oferecida a opção de deportação voluntária.

Holguín disse que apesar da iminente deportação, nenhum deles pediu asilo às autoridades colombianas.

Pelo menos 1.300 cubanos, que chegaram ao país por via terrestre, provenientes do Equador, estão há mais de dois meses em Turbo, perto da região caribenha de Urabá, devido ao fecho da fronteira entre a Colômbia e o Panamá para ilegais, ordenado a 09 de maio pelo Presidente daquele país, Juan Carlos Varela.

O Governo colombiano negou na quarta-feira um pedido dos cubanos para lhes fornecer um avião de modo a poderem continuar a viagem para o México e a partir daí para os Estados Unidos.

Já esta semana, um grupo de 2.432 cubanos retidos na Colômbia, perto da fronteira com o Panamá, pediu a intervenção do Presidente Barack Obama, ONU e Organização dos Estados Americanos (OEA) para chegarem em segurança aos EUA, informaram fontes oficiais.

A Colômbia expulsou mais de 5.800 migrantes em situação ilegal no país nos últimos dois meses, a maioria oriundos do Haiti, anunciou o Governo de Bogotá no final de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório