Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 28º

Turquia advertiu Quirguistão sobre risco de golpe de Estado

A Turquia advertiu hoje o Quirguistão do risco de golpe de estado por simpatizantes do clérigo turco Fethullah Gülen, explicando que eles se infiltraram em todas as instituições daquela ex-república soviética.

Turquia advertiu Quirguistão sobre risco de golpe de Estado
Notícias ao Minuto

20:29 - 28/07/16 por Lusa

Mundo Governo

Ancara acusou Gülen da tentativa de golpe de Estado, no dia 15 de julho, contra o regime do Presidente Recep Tayyip Erdogan.

O clérigo negou, a partir dos Estados Unidos onde está exilado, não ter qualquer ligação ao golpe de Estado falhado.

A Turquia tem cultivado laços com o Quirguistão, um país de língua turca, mas tem sido criticada por não fazer o suficiente contra a influência, real ou suposta, dos simpatizantes de Fethullah Gülen no território.

"Se houver um golpe no Quirguistão, será liderado pela FETO", assegurou, referindo-se ao que Ancara designa de "Organização Terrorista Fethullah Gülen" (FETÖ), cuja existência foi sempre negada por Gülen.

"Eles [simpatizantes de Gülen] infiltraram-se em todas as instituições. O Quirguistão é um Estado irmão. Devemos imediatamente compartilhar as nossas informações com ele", afirmou o chefe da diplomacia turca.

O Ministério do Exterior do Quirguistão respondeu que o seu país é um "Estado independente e soberano".

"Consideramos que não é correto que um ministro diga a outro Estado para tomar uma atitude ou outra, e ainda menos fazê-lo num tom de ultimato e de chantagem", acrescentou.

Após o fracasso do golpe de Estado, a agência turca Anadolu afirmou que uma organização com ligações a Gülen tem atuado em nove escolas primárias e secundárias, duas escolas internacionais e uma universidade no Quirguistão.

Ancara acusa Fethullah Gülen de estar a construir a sua influência através de uma extensa rede de ensino privado, não só na Turquia, mas também na África e na Ásia Central.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório