Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Aliados sírios dos EUA dão 48 horas ao ISIS para sairem de Manbij

Combatentes das Forças Democráticas da Síria (SDF), apoiados pelos Estados Unidos, deram 48 horas ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) para sair da cidade de Manbij, na Síria.

Aliados sírios dos EUA dão 48 horas ao ISIS para sairem de Manbij
Notícias ao Minuto

20:58 - 21/07/16 por Lusa

Mundo Ultimato

O ultimato foi emitido pelas Forças Democráticas da Síria, que são apoiadas nas operações com apoio aéreo da aliança liderada pelos Estados Unidos.

Estes efetivos lutam desde junho para retirar o EI de Manbij, na província de Aleppo.

"Esta iniciativa é a última oportunidade, para membros do Daesh [acrónimo árabe que designa o EI] que estão cercados, para deixarem a cidade", afirmou o Conselho Militar de Manbij, quw integra as SDF.

Um comandante das SDF, que pediu o anonimato, afirmou que esta iniciativa foi pensada pela primeira vez pelos líderes tribais em Manbij, que é um reduto importante do grupo extremista Estado Islâmico.

"Tomámos esta decisão agora, depois do EI ter utilizado civis como escudos, depois da comunicação social nos ter pressionado, e para proteger quaisquer civis ainda na cidade", declarou o comandante.

O comunicado pedia também aos civis para abandonarem Manbij ou para se tentarem afastar das áreas mais acesas de combates.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) disse que os civis mortos na passada terça-feira eram residentes que estavam a tentar fugir dos combates em Al-Tukhar, a 14 quilómetros de Manbij.

A coligação liderada pelos EUA já anunciou que está a investigar estas alegações e o secretário da Defesa norte-americana, Ashton Carter, prometeu uma investigação transparente.

O Pentágono reconheceu que 41 civis morreram devido aos seus ataques na Síria e no Iraque desde 2014, mas o OSDH mencionou cerca de 600 civis mortos somente na Síria.

Durante a tarde de hoje, o OSDH indicou haver "silêncio" em Manbij, apesar de não estar claro se a calma é temporária ou uma resposta ao ultimato das SDF

Recomendados para si

;
Campo obrigatório