Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Líderes da NATO vão participar formalmente no combate ao ISIS

Os líderes da NATO aprovaram hoje participar formalmente na coligação internacional no combate ao grupo extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque e apoiar a União Europeia na gestão da crise migratória no Mediterrâneo.

Líderes da NATO vão participar formalmente no combate ao ISIS
Notícias ao Minuto

16:35 - 09/07/16 por Lusa

Mundo Varsóvia

A participação formal da NATO na coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, que combate o grupo extremista será feita através da transmissão de informação recolhida pelos aviões vigilância Awacs.

"Os aviões vão dar apoio direto às forças da coligação", indicou, em conferência de imprensa, o secretário-geral da NATO, Jean Stoltenberg.

O secretário-geral da NATO informou também que a NATO transformou e ampliou a sua missão naval "Active Endeavour" no Mediterrâneo para que informe sobre a situação, combata o terrorismo e apoie a operação "Sofia" da União Europeia contra as máfias migratórias.

A nova missão da NATO, batizada de "Guardiã do Mar", vai trabalhar em "estreita colaboração" com a União Europeia.

Atualmente, a NATO já tem no mar Egeu efetivos a vigiar as águas e a dar informação às guardas costeiras gregas e turcas.

Os líderes da NATO decidiram também prosseguir com o planeamento de assistência à Líbia para enfrentar com mais garantias a expansão do grupo extremista Estado Islâmico naquele território.

O Governo da Unidade Nacional da Líbia vai, no entanto, ter que solicitar formalmente o apoio da NATO para que se torne efetivo.

Jean Stoltenberg também anunciou que os líderes aliados voltam a reunir-se em 2017, um ano antes do previsto, dado que as cimeiras da NATO são bienais, em Bruxelas, para a inauguração do novo quartel-general dos Aliados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório