Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Estado Islâmico reivindica ataque no Bangladesh. Quatro polícias mortos

Há neste momento cerca de 20 reféns. Nove jovens armados já mataram pelo menos quatro polícias.

Estado Islâmico reivindica ataque no Bangladesh. Quatro polícias mortos
Notícias ao Minuto

21:05 - 01/07/16 por João Oliveira

Mundo Daca

Um grupo de jovens armados tem neste momento cerca de 20 reféns, alguns deles cidadãos estrangeiros, no interior de um restaurante em Daca, capital do Bangladesh.

A troca de tiros entre os terroristas e as autoridades já resultou na morte de quatro polícias, avança a CNN. Há ainda outros 40 feridos, 24 deles polícias atingidos pelos explosivos acionados pelos jovens islâmicos.

A agência Amaq, ligada àquela organização radical, diz que o ataque provocou "mais de 20 mortos de diferentes nacionalidades", informação essa ainda não confirmada por fontes oficiais.

A Associated Press diz que o ataque, ainda não concluído, já foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Segundo testemunhas no local, os assaltantes estão armados com armas de fogo e explosivos.

O restaurante, atacado pelos terroristas, situa-se numa das avenidas mais movimentadas de Daca e onde estão instalados grande parte dos departamentos diplomáticos do país.

Um empregado do restaurante, Sumon Reza, citado pelo jornal local The Daily Star, afirmou que vários homens armados com bombas e pistolas entraram no restaurante às 08:45 locais (15:45 em Lisboa).

"Gritaram 'Alá é grande' antes de fazerem explodir bombas", disse o homem, que conseguiu sair do restaurante.

As embaixadas de Espanha e dos Estados Unidos no Bangladesh estão a advertir os seus cidadãos, que residem no país, para evitarem aquela zona, situada na área diplomática conhecida como Gulshan.

"Perante a incerteza que rodeia os violentos acontecimentos, possivelmente de natureza terrorista, que estão a ocorrer no restaurante Holey Bakery pede-se aos espanhóis para evitarem a zona", alertou a delegação diplomática espanhola.

A embaixada dos Estados Unidos pediu aos cidadãos norte-americanos para se refugiarem num local seguro e acompanharem as notícias.

O Bangladesh tem, desde 2013, sido alvo de vários ataques terroristas reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico e pela Al-Qaeda.

[Notícia atualizada às 22h05]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório