Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

A história da blogger que ficou famosa graças a um cancro que não tinha

Belle Gibson inventou uma história inspiradora que lhe valeu milhares de euros, mas acabou desmascarada.

A história da blogger que ficou famosa graças a um cancro que não tinha
Notícias ao Minuto

23:20 - 11/05/16 por João Oliveira

Mundo Belle Gibson

Esta blogger alegava que tinha sobrevivido a um cancro terminal no cérebro graças a um estilo de vida saudável. Com essa história, escreveu e publicou livros que eram vendidos por todo o mundo. Chegou até a ter uma aplicação que recebeu o apoio da Apple. Era aí que partilhava receitas alternativas que dizia ser a sua ‘arma’ contra o cancro.

Ao fim de três anos a vender a mesma história, somou milhares e milhares de seguidores nas redes sociais, desde o Twitter ao Instagram, passando pelo Facebook.

A fama explodiu ainda mais quando Belle contava acções de caridade que protagonizava, sendo uma delas a que lhe ‘tramou a vida’. Em 2015, contou que tinha doado algo como 215 mil euros a instituições de caridade, até que um grupo de jornalistas achou a história demasiado ‘cor de rosa’.

Conta agora o La Vanguardia que a blogger acabou por ser investigada e desmascarada pelos mesmos jornalistas, que não só apuraram que tinha doado apenas 5 mil euros, como o cancro que dizia ter nunca existiu e que muitas das suas angariações eram também elas falsas.

"Não quero que me desculpem, mas acredito que é minha responsabilidade falar. Acima de tudo gostava que compreendessem e dissessem: ‘Pronto, é humana’", disse a blogger numa entrevista à Australian Women’s Weekly, alegando que a infância difícil e a ausência da mãe foram o que a levaram a mentir compulsivamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório