Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Pintar o muro que separa México e EUA. A ilusão como mensagem política

Voluntários deram nova cor a muro fronteiriço.

Pintar o muro que separa México e EUA. A ilusão como mensagem política
Notícias ao Minuto

10:53 - 11/04/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Protestos

Um pequeno grupo de artistas voluntários anda a pintar muros fronteiriços entre o México e os Estados Unidos. O objetivo? Que as cores das tintas deem a ilusão de que a fronteira não existe.

O grupo chama-se Border/Arte, foi criado em Phoenix, no estado do Arizona, mas conta com voluntários e artistas não só norte-americanos mas também com ligações ao México.

Dan Watman, Brooke Collins, Maria Teresa Fernandez, Genaro Fernandez, Ana Teresa Fernandez e Ana Lucia Lopez são alguns dos elementos deste grupo que a Reuters captou imagens no seu mais recente protesto através da arte.

“Três cidades, três fronteiras. Apagadas!”, pode ler-se na página no Facebook deste grupo que, na sua incursão mais recente, ‘atacou’ o muro que separa os dois países, perto da cidade mexicana de Ciudad Juárez, uma localidade a sul do estado do Texas.

As cores escolhidas pretendem dar a ideia de que a visão do azul do céu não é interrompida por um muro de tons mais escuros.

Saliente-se que este protesto acontece numa altura em que a fronteira entre os dois países tem sido tema nas presidenciais norte-americanas. Donald Trump, pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, defende a construção de um muro que estanque a emigração mexicana e já foi criticado por comentários xenófobos que fez sobre os mexicanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório