Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

UE critica violência na Ucrânia após incidentes com observadores

A União Europeia (UE) criticou hoje o "nível de violência sem precedentes" no leste da Ucrânia, onde uma equipa de observadores da OSCE foi visada por tiros apesar da trégua entre separatistas pró-russos e forças governamentais.

UE critica violência na Ucrânia após incidentes com observadores
Notícias ao Minuto

14:34 - 10/04/16 por Lusa

Mundo OSCE

"A subida significativa das violações do cessar-fogo na região de Donetsk representa um nível de violência sem precedentes" desde o último acordo de cessação dos combates em 2015", indicou o gabinete da chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini.

Uma equipa de observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa foi alvo de tiros no sábado a cerca de 50 quilómetros a sul do bastião rebelde de Donetsk, anunciou a missão da OSCE no mesmo dia.

A equipa, que se encontrava em território controlado pelas forças governamentais, ouviu uma explosão a cerca de 100 a 200 metros do seu veículo e depois vieram tiros da mesma direção. "Pelo menos três ou quatro balas passaram a um ou dois metros acima das cabeças" dos observadores, disse a OSCE.

A 07 de abril, um observador foi ameaçado por um rebelde que lhe apontou uma arma num posto de controlo e a equipa a que pertencia teve de voltar para trás.

Os incidentes visando observadores são "inaceitáveis", referiu a UE, adiantando haver "uma necessidade urgente de um cessar-fogo duradouro".

O conflito no leste da Ucrânia causou mais de 9.200 mortos em dois anos.

Os combates entre o exército ucraniano e os separatistas baixaram de intensidade desde a instauração de uma trégua em setembro, mas surtos de violência e sobretudo as minas continuam a fazer subir o balanço.

As negociações de paz continuam em "ponto morto" há vários meses. Kiev e os ocidentais acusam a Rússia de apoiar militarmente os rebeldes, o que Moscovo desmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório