Israel justifica cancelamento da visita de Netanyahu a Washington

Israel justificou hoje a decisão do primeiro-ministro de não visitar os Estados Unidos em meados do mês, declinando um convite para um encontro com o Presidente norte-americano, Barack Obama, por causa das primárias nos EUA.

Israel atribui bloqueio do processo paz a palestinianos

© Reuters

Lusa
08/03/2016 08:13 ‧ 08/03/2016 por Lusa

Mundo

Primárias

"O primeiro-ministro aprecia a vontade de Obama de o encontrar na sexta-feira [dia 18] em Washington (...) [mas] decidiu não se deslocar a Washington de momento, dado que a campanha pelas primárias norte-americanas está em pleno andamento", indicaram hoje responsáveis do gabinete de Netanyahu em comunicado.

A Casa Branca afirmou na segunda-feira que Netanyahu declinou um convite de Barack Obama para um encontro em meados do mês, manifestando a sua "surpresa".

Um assessor de Obama afirmou que o Governo israelita pediu para que o encontro tivesse lugar a 17 ou 18 de março e a Casa Branca respondeu há duas semanas, selecionando a última data.

"Estávamos à espera de acolher um encontro bilateral e ficámos surpreendidos por saber, em primeiro lugar, através de informações dos meios de comunicação social, que o primeiro-ministro, ao invés de aceitar o nosso convite, optou por cancelar a visita", afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional Ned Price.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas